Banda Herdeiros - Povos, Cantai! Nasceu Jesus
"E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito ...
HeartSong Cedarville University - A Mighty Fortress
A música Castelo Forte, de Martinho Lutero, numa versão contemporânea ...
Fernandinho - Música: Galileu
Galileu, o novo CD do Pr. Fernandinho, traz canções, cujas mensagens nos reportam ao ponto mai ...
Projeto Líder de Louvor - Ver aonde vou
Como um pai que educa o filho, Ele nos ensina a caminhar, mostra que nós temos um lugar. Ver o ...
Notícias - Teófilos.Net
foto: Letícia Montanet - Jornalista
Programa de Acompanhamento a Estudantes de Teologia da IECLB
Retiro com Estudantes - 31 de agosto e 1º de setembro de 2013

Conforme previsto no Programa de Acompanhamento a Estudantes de Teologia da IECLB, nos dias 31 de agosto e 1º de setembro de 2013, sob o tema Espiritualidade, foi realizado o 1º Retiro de Estudantes, com 59 estudantes dos três Centros de Formação da IECLB, inscritos via Portal Luteranos, no Convento Santo Antônio de Brindisi, em Porto Alegre/RS.

No sábado, a acolhida e a meditação inicial foram conduzidas pelo Pastor Presidente da IECLB, P. Dr. Nestor Friedrich, e pela Coordenadora de Liturgia da IECLB, Cat. Dra. Erli Mansk.

Ainda na parte da manhã, o P. Rolf Roeder discorreu sobre a temática ‘Espiritualidade no contexto da IECLB/comunitário.

À tarde, após o momento de cantos, orientado pela Coordenadora de Música da IECLB, Musicista Dra. Soraya Eberle, foram ministradas duas Oficinas. A Psicóloga Patrícia Meinhart foi responsável pela Oficina 1 – ‘Escolha profissional e habilidades individuais’ (com estudantes dos 1º, 2º e 3º semestres) e a Psicopedagoga Maria Jacinta Staudt, pela Oficina 2 – ‘Relacionamento Interpessoal’ (com estudantes do 4ºsemestre em diante).

À noite, a Secretária de Formação da IECLB, Cat. Débora Conrad, falou aos estudantes sobre o Programa de Acompanhamento a Estudantes e destacou ações realizadas/planejadas e cada uma das cinco dimensões do Programa: Mentoria Espiritual (Capacitação de Mentores: 1º Encontro de Mentoria Espiritual - junho/13 - Porto Alegre - 10 Ministros e Ministras / 2º Encontro de Mentoria Espiritual - agosto/13 - Curitiba - previsão de 10 Ministros e Ministras / Previsão de implementação da Mentoria espiritual para os estudantes do 5º semestre), Orientação e planejamento da atuação ministerial, Diálogo com os Centros de Formação (Encontro com Docentes - junho/13, sob o tema ‘Como lemos a Bíblia?’, com 10 Docentes da Faculdades EST, 7 da FLT e 5 da FATEV, além de Assessores convidados pela Presidência - P. Dr. Luís Henrique Dreher, Pa. Dra. Ivoni Richter Reimer e P. Dr. Leandro Otto Hofstätter), Retiros (1º Retiro - 31/08 e 1º/09/13, sob o tema ‘Espiritualidade’, com assessoria de Pastor, Psicóloga, Psicopedagoga, Catequista e Musicista) e Investimentos financeiros.

A Secretária Geral da IECLB, Diác. Ingrit Vogt, também falou aos estudantes sobre a importância do Programada de Acompanhamento a Estudantes para a IECLB. A Secretária Geral registrou, ainda, a alegria pela participação dos estudantes no Retiro, sempre uma oportunidade de encontros e reencontros, de viver comunidade.

Fechando a programação do primeiro dia, o Pastor Presidente da IECLB, na sua fala aos estudantes, frisou a importância de observar os prazos e os processos na Igreja, assim como estamos habituados a fazer em outros lugares e demais situações cotidianas: “É importante cuidar desta relação com a instituição IECLB, pois temos liberdade para propor e para obedecer, como é o caso dos documentos normativos, dos posicionamentos. Quando não concordamos com algum processo – e temos esse direito – devemos buscar os caminhos criados para promover mudanças e buscar que estas sejam construtivas para o futuro da Igreja como um todo”.

O P. Nestor mencionou que todos nós devemos cuidar bem do bem da IECLB e isso se aplica, entre outros, aos membros, à confessionalidade, ao patrimônio físico e à imagem da Igreja, tanto dentro quanto fora dos nossos muros. “Temos falhas, mas somos, acima disso, uma Igreja bonita demais. Vamos falar das inúmeras belíssimas ações que acontecem na IECLB!”.

“Eu sou batizado! Eu faço parte do corpo de Cristo! Não podemos mexer no corpo de Cristo de qualquer forma. Esta Igreja tem história e faz história. Antes de mim, que já conto com 30 anos Ministério, vieram outros, que deram sangue e paixão para construir esta Igreja. Agora, está na minha vez. Depois de mim, virão outros, virão vocês. É por isso que cuidamos tanto do que fazemos hoje, para deixar algo realmente muito bom para vocês. Parabéns a vocês, que estão, desde já, fazendo um belo processo de formação”, comemorou o Pastor Presidente.

Antes de apresentar uma versão do vídeo institucional que está sendo preparado para a IECLB, o P. Nestor ressaltou que a IECLB é vista como uma Igreja séria, lembrada pela seriedade da sua Teologia “As pessoas olham para a IECLB com muita expectativa e se inspiram nos trabalhos que desenvolvemos. Nós temos valores! Que mais pessoas se coloquem a caminho, se disponham ao sacrifício, assim como o profeta Jeremias. A Palavra, Deus já nos deu”.

Após a oração da noite, orientada pela Cat. Erli e pela Mus. Soraya, todos foram convidados para uma confraternização com coquetel.

No domingo, a Cat. Erli e a Mus. Soraya conduziram a Meditação. Depois, teve continuidade o estudo da temática ‘Espiritualidade no contexto da IECLB/comunitário’, coordenado pelo P. Rolf Roeder.

O domingo foi oportunidade para a realização de mais duas Oficinas. A Oficina 3 - ‘Espiritualidade à luz do rito’ foi ministrada pela Cat. Erli Mansk e a Oficina 4 – ‘Música’, pela Mus. Soraya Eberle, que também conduziram a celebração de encerramento.

Na avaliação da Secretária de Formação, o Retiro, a concretização de uma das ações previstas pelo Programa de Acompanhamento a Estudantes, alcançou as expectativas, pois os estudantes estiveram integrados neste espaço de convivência, comunhão, aprendizagem e partilha e aproveitaram bem as Oficinas e palestras oferecidas: “É muito importante que abordemos esta temática, ‘Espiritualidade’, junto aos três Centros de Formação da IECLB, pois se trata de uma dimensão imprescindível na vida da pessoa, do Ministro e da Comunidade”.
Fonte: Secretaria Geral da IECLB
Publicado: quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Comente este post!

Teófilos.Net
Teófilos.Net - Um Site para os Amigos de Deus
Compartilhando: Conhecimento Bíblico - Artigos Teológicos - Conteúdo Cristão
E-mail: wagnerjann@gmail.com
2009-2017 - Todos os Direitos Reservados - Teófilos.Net
Desenvolvido por: Wagner Jann