Banda Herdeiros - Povos, Cantai! Nasceu Jesus
"E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito ...
HeartSong Cedarville University - A Mighty Fortress
A música Castelo Forte, de Martinho Lutero, numa versão contemporânea ...
Fernandinho - Música: Galileu
Galileu, o novo CD do Pr. Fernandinho, traz canções, cujas mensagens nos reportam ao ponto mai ...
Projeto Líder de Louvor - Ver aonde vou
Como um pai que educa o filho, Ele nos ensina a caminhar, mostra que nós temos um lugar. Ver o ...
Notícias - Teófilos.Net
foto: Letícia Montanet - Jornalista
Projeto Cultural Lutero e a Imigração Alemã
IECLB e IELB lançam projeto em comemoração ao Jubileu da Reforma

A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), a Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) e o Instituto Prover oficializaram, no dia 24 de julho, a parceria no Projeto Cultural Lutero e a Imigração Alemã, no Salão do Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre/RS, às 19h.

O Projeto é uma exposição itinerante que irá percorrer diversas cidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, em função do Jubileu de 500 anos da Reforma Luterana, a serem completados em 2017, e dos 190 anos da imigração alemã.

“Contar e recontar: isso é parte da nossa vida. Sem as memórias, a vida deixa de ter um componente essencial: a história! É importante contribuir para o resgate e o registro das histórias da nossa gente, também para assegurar às gerações futuras o direito de saber por que estão aqui, os valores e a missão da qual são herdeiros e que lhes cabe continuar. Nesse sentido, a IECLB se compromete a auxiliar nas pesquisas e a dar visibilidade à agenda da exposição”, afirmou a Diácona Ingrit Vogt, Secretária Geral da IECLB, representando a IECLB em nome do Pastor Presidente, P. Dr. Nestor Friedrich, no momento da assinatura do Convênio.

“No contexto das festividades pelo Jubileu dos 500 anos da Reforma e dentro da programação organizada pela Comissão formada por líderes das duas Igrejas, no dia que marca o aniversário da chegada dos primeiros imigrantes alemães a Porto Alegre, 24 de julho de 1824, a IECLB manifesta o seu apoio à execução do Projeto ‘A Imigração alemã no Brasil – das etni-cidades à formação da etnia teuto-brasileira’”, destacou a Secretária Geral no momento da assinatura do Convênio.

Para o Secretário Geral da IELB, P. Rubens José Ogg, que estava representando o seu Pastor Presidente, P. Egon Kopereck, a decisão da IELB por participar desta ação visa a tornar mais conhecido o luteranismo, não as diferenças entre IECLB e IELB, mas o que nos une como luteranos. “O Projeto também é interessante, pois, no Brasil, não há como separar o que é imigração alemã do que é luteranismo. Esta é uma relevante oportunidade para destacar o legado de Lutero, ainda presente nos dias de hoje: ao lado de cada Igreja, uma escola! Esse Projeto tem todo o apoio da IELB para que Deus seja louvado”, frisou o P. Rubens.

Maria Clara Muller Gruske, Diretora do Instituto Prover, localizado em Novo Hamburgo/RS, proponente do Projeto junto ao Ministério da Cultura, explicou que, entre as metas das ações empreendidas pelo Instituto, estão a execução e a promoção de projetos de interesse público, com enfoque nas áreas de cidadania, assistência social, turismo, cultura e meio ambiente, geração de renda, emprego e outras que contribuam direta ou indiretamente para a consolidação do processo de desenvolvimento social. As áreas de atuação do Prover são desenvolvimento e gestão de projetos, desenvolvimento de produtos, gestão do conhecimento, mobilização de recursos e parcerias.

“A exposição está dividida em ‘A Europa e o mundo em 1515’, ‘Martim Lutero e as ideias reformistas’ e ‘A imigração alemã no Brasil’. As metas desta iniciativa são alcançar seis cidades do Sul do Brasil, permanecer 60 dias em cada uma das cidades, receber, pelo menos, 40 mil visitantes e atrair um grande número de estudantes de escolas públicas”, explicou Christian Cohn, representante da Plural Cultura e Esporte, parceira no Projeto.

Na abertura do evento, após a meditação conduzida pelo P. Claudio Kupka, Ministro na Paróquia Matriz, autor do selo dos 500 anos da Reforma, o Coordenador do Grupo de Trabalho dos 500 Anos da Reforma e ex-Presidente da Comunidade Evangélica de Porto Alegre/RS (CEPA), Zenar Eckert, fez uma retrospectiva das ações relacionadas ao Jubileu realizadas desde 2011 até a presente data, em Porto Alegre, e explicou quais são os objetivos da exposição: mostrar os modos e costumes dos alemães sobre as leis de Roma, o processo de mudança por conta das ideias reformadoras e um histórico dos principais reformadores. Apresentará também a imigração alemã para o sul do Brasil, sobretudo as fachadas cidades e vilas alemãs, o seu processo de abertura às novas culturas, até o surgimento da cultura teuto-brasileira. Um núcleo expositivo será dedicado a Martim Lutero e às suas ideias.

A assinatura do Convênio também foi oportunidade para o P. Dr. Walter Altmann, Coordenador do Comitê Mundial dos 500 anos da Reforma, Moderador do Conselho Mundial de Igrejas e ex-Pastor Presidente da IECLB, compartilhar encaminhamentos em relação ao Jubileu da Reforma.

“O ano de 2017 é o ponto focal para o fortalecimento da comunidade global luterana”. Entre os tópicos comentados, estiveram: compartilhar experiências e iniciativas entre as Igrejas-membro, Projeto Jardim de Lutero, relações ecumênicas, unidade na diversidade, Reforma como cidadania global, corresponsabilidade ecumênica, a Assembleia da Federação Luterana Mundial, que será realizada em 2017, na Namíbia, sob o tema ‘Libertados pela graça de Deus’ e subtemas ‘salvação não se vende - seres humanos não se vendem - Criação não se vende’”, falou o P. Altmann, que também revelou: em 31 de outubro de 2017, em locais representativos, acontecerão cultos de 1 hora, a serem transmitidos, via Internet, durante 24 horas, começando pelo Leste e movendo-se a Oeste, hora após hora, ao redor do mundo. “O dia 31 de outubro de 2017 será um marco, mas, após esta data, as ações devem continuar”, frisou o Moderador do Conselho Mundial de Igrejas.

Também foram convidados para o evento Remí Klein, Vice-Reitor Faculdades EST, Waldir Werner Scheuermann, Diretor Executivo da Rede Sinodal de Educação, Belmiro Meine, Diretor Geral do Sistema Dohms de Ensino, P. Edson Streck, Pastor Sinodal do Sínodo Rio dos Sinos, Ilson Knopp, Presidente da Diretoria Executiva da Comunidade Evangélica de Porto Alegre, Roque Jacoby, Secretario Municipal de Cultura, Valter Kuchenbecker, Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da ULBRA, P. Edgar Lemke, DIPA/IELB, Nilo Wachholz, da Editora Concórdia, Antônio D´Amico, Presidente da Associação de Dirigentes Cristãos de Empresa de Porto Alegre, Fernando Bicca, Presidente do Conselho, Verônica Sonia Kühle, integrante do Clube 25 de Julho e da Comissão dos 190 anos da imigração alemã, Felipe Ritter, do Instituto Goethe e David Coimbra, Jornalista.

Fonte: Letícia Montanet - Portal Luteranos
Publicado: domingo, 28 de julho de 2013

Comente este post!

Teófilos.Net
Teófilos.Net - Um Site para os Amigos de Deus
Compartilhando: Conhecimento Bíblico - Artigos Teológicos - Conteúdo Cristão
E-mail: wagnerjann@gmail.com
2009-2017 - Todos os Direitos Reservados - Teófilos.Net
Desenvolvido por: Wagner Jann