Banda Herdeiros - Povos, Cantai! Nasceu Jesus
"E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito ...
HeartSong Cedarville University - A Mighty Fortress
A música Castelo Forte, de Martinho Lutero, numa versão contemporânea ...
Fernandinho - Música: Galileu
Galileu, o novo CD do Pr. Fernandinho, traz canções, cujas mensagens nos reportam ao ponto mai ...
Projeto Líder de Louvor - Ver aonde vou
Como um pai que educa o filho, Ele nos ensina a caminhar, mostra que nós temos um lugar. Ver o ...
Dinossauros da JELB - Teófilos.Net
Waguinho
A Jelb e a música mudaram sua vida. Quem diria que ele foi um dos primeiros bateristas no ES e vocalista de uma banda de Rock Gospel

1) Seu nome completo:
- Wagner Ricardo Jann

2) Cidade e Estado de origem:
- Rio de Janeiro – RJ ( mas com o coração enraizado em terras capixabas ).

3) Desde que ano participa das reuniões de grupos de jovens da JELB?
- Comecei a participar de algumas reuniões de grupos de jovens quando ainda morava no Rio de Janeiro, por volta de 1986. Foi quando eu fui num congresso distrital de jovens nas dependências da Congregação de Nova Iguaçu. No final de 1988, minha família veio de mudança para Vila Velha-ES. A partir de então, comecei a frequentar mais assiduamente as reuniões da JELPAZ. No Espírito Santo o número de jovens era bem maior e me senti mais motivado a participar.

4) Ainda está em atividade, ou já está em “extinção”?
- O termo extinção foi uma brincadeira que escolhi para, na verdade, saber se o dinossauro entrevistado ainda participa das reuniões em sua congregação ou das programações e congressos organizados pelos jovens. Bem, neste sentido, estou em “extinção”. Mesmo porque, eu hoje não pertenço ao quadro de membros da IELB. Em 2006, me filiei à IECLB e ali tenho participado e colaborado com meus dons em alguns trabalhos da igreja, principalmente na área musical e litúrgica.

5) Participou de quais congressos Nacionais?
- Em 1995, Santa Rosa/RS;
- Em 1997, Curitiba/PR;
- Em 1999, Guarapari/ES;

6) Participação em Congressos Distritais: (lembra quantos?)
- É realmente difícil lembrar a quantidade de congressos de jovens que participei! Mas foram muitos congressos e encontros de jovens que tive a alegria de participar. Posso dizer, por exemplo, que além dos congressos do DISCA (Distrito Capixaba), fui em congressos em outros distritos no Espírito Santo e Brasil afora. Distrito Carioca, no Verdes Vales, Espírito Santo Norte, Espírito Santo Sul, no DIPA (Distrito Porto Alegrense), Distrito Oeste Catarinense.
Além dos congressos de jovens também participei de vários retiros, festivais de música, festivais de teatro, encontros esportivos, intercâmbios entre Uniões Juvenis de outras cidades, cultos ou atividades especiais em UJs. da Grande Vitória, e passeios com a galera da igreja.

7) Cargos ocupados na JELB/Distrito/União Juvenil:
- Fui presidente da União Juvenil JelPaz, de Vila Velha;
- Fui vice-presidente do Disca-Jelb;
- Fiz parte da equipe de apoio do Conselho Geral da JELB (Gestão 1997/99), através da Comissão de Música.
- Participei de várias bandas de louvor. Entre elas destaco: Grupo Magnificat, Grupo Legião de Cristo, Banda Horizontes e Banda Sãos e Salvos.

8) Músicas da JELB que você mais gosta:
Olha, eu amo música e algo que sempre procurei foi valorizar a música luterana. E responder esta questão só mesmo fazendo uma lista pequena, com uma dor na consciência de deixar inúmeras outras músicas que gosto de fora.
- A Videira (Fita K7 Deus é Amor);
- Amarás (TPL 114);
- Livre pra Servir (Grupo V.I.P.);
- Tributo a Amizade
- Abra o seu coração (Fita K7 FM Jelb );
- É o Amor de Deus (Fita K7 Grupo Boa Nova-RJ);
- Ò Rei Jesus (minha primeira composição, Cd Canto Encanta);
- Raça Eleita (Cd Canto Encanta);
- Água Cristalina (Cd Coral Concórdia);
- Vida Missionária (Grupo Missionário Centelhas);
- Quem é que mora no seu coração? (Cd Canto Encanta);
- Misericórdia (banda Sãos e Salvos );
- Eu Creio (Cd Caminho Seguro);
- Amor que tudo pode mudar (Banda Herdeiros).

9) Momentos marcantes que viveu na JELB:
- Viagem para o Congressão de Santa Rosa, em 1995. Participar de um congresso nacional da Jelb é sempre algo marcante. Mas este evento foi realmente especial, por vários motivos. Primeiro, por ser o primeiro Congressão que participei. Foi uma experiência de convívio e diversão sadia em todo o longo trajeto de ônibus do ES ao sul do país. Houve uma harmonia muito boa entre todos os jovens dentro do ônibus. O grupo que viajou era composto pela liderança jovem do Disca-Jelb e demais distritos vizinhos. Nós conhecemos vários lugares lindos do Brasil fazendo muita bagunça e se divertindo bastante. Inspirados pelas bandas ali presentes voltamos para casa com o objetivo de montarmos uma banda também. Desta ideia foi que surgiu a banda Horizontes. Acho que foi o congresso que até hoje teve o maior número de inscritos e participantes, com mais de 2.000 jovens, entre eles cerca de 600 argentinos, paraguaios, uruguaios e outros países. A programação foi toda bilíngue e a oportunidade de interagir com pessoas de tantos lugares diferentes foi algo muito especial mesmo.
- Trio Elétrico no Congressão de Guarapari, em 1999. Ter ajudado a idealizar e depois, subir e tocar num trio elétrico, testemunhando e convidando a população na orla da praia de Guarapari para o culto de encerramento do congresso foi maravilhoso.
- Peça teatral sobre Alcoolismo. Algo muito forte em minhas lembranças foi ter interpretado um alcoólatra numa peça, durante um Festival de Teatro do Disca-Jelb. Eu e minha família convivemos por muitos anos com os malefícios que esta doença provoca, tanto para o indivíduo como para seu núcleo familiar.

10) Do que você sente mais saudade dos tempos antigos?
- Sinto falta das amizades, da expectativa que antecedia os congressos e programações, de tocar com as bandas e grupos que participei. Sinto falta também das dificuldades que passávamos. Você, jovem “moderno”, sabe o que é tocar numa guitarra Tonante? Sabe o que é rodar um jornal ou programa de culto num mimeógrafo? Sabe o que é tocar com uma banda com um violão, um teclado, seis microfones ligados numa Caixa Amplificada Ciclotron? kkkk (brincadeira). Mas era um misto de falta de recursos tecnológicos com a falta de recursos financeiros. Ninguém ou quase ninguém trabalhava. Ninguém tinha carro ou moto. Ninguém tinha dinheiro. Mas, uma coisa afirmo com certeza: quase 100% dos jovens tinham muita disposição, entusiasmo e consagração. A “juventude”, como chamávamos nosso grupo de jovens, era um momento aguardado durante toda a semana. Tínhamos saudades de nos rever nos fins-de-semana. E ficávamos horas e horas juntos, conversando, brincando e claro, vivendo nossa espiritualidade.

11) Relembre alguns fatos pitorescos:
- Ah! Existem muitos “causos e lendas”; alguns, impublicáveis!!!
- Lembro-me de termos “pagado muito mico” também, como por exemplo: Uns trinta jovens seguindo pessoas num shopping em Porto Alegre-RS e imitando seus gestos, numa referência aos Sombras do programa Fantástico( tudo registrado em vídeo!!! ).
- Numa ocasião, eu participei num congresso de jovens no Distrito Rio Doce, em Baixo Guandu. Eu recém havia comprado um bongo (instrumento de percussão) e um pandeiro meia-lua. A convite da organização do evento, eu participei junto com o grupo de louvor durante o congresso. Os jovens e demais pessoas ali presentes ficaram tão empolgados e surpresos com a novidade do uso do Bongo que, não satisfeitos de estarem de pé e batendo palmas, subiram nos bancos da igreja e cantaram numa alegria enorme. Nossa, eu olhei para a minha amiga Verônica Belz (que tocava violão ao meu lado), e pensei: vou ser expulso agora!!! E ela deu um sorriso e disse: não para não!!! Sempre que me encontro com alguém daquela região a primeira coisa que eles falam é: você lembra daquele congresso que você tocou bongo?

12) Deixe uma mensagem para a JELB de hoje:
- Jovem, louve a Deus com alegria. Cresça na Palavra de Cristo. Tenha compromisso com a Missão de Deus. Renove suas forças e sua fé nos Sacramentos. Separe uma parte do seu tempo para o estudo e leitura da Bíblia e para as orações. Confie nas promessas e no cuidado de Deus. E aproveite sua juventude participando do grupo de jovens de sua igreja. Ali, você terá oportunidade de fazer amizades, viajar, cantar, exercitar a sua fé, participar de projetos sociais, e porque não, conhecer o “amor de sua vida”!!! hehehe. Enfim, um forte abraço com o carinho, respeito e admiração que tenho por cada um e cada uma de vocês da JELB.


Galeria de Imagens:

JELB - Juventude Evangélica Luterana do Brasil
Publicado: segunda-feira, 22 de julho de 2013

Comente este post!

Teófilos.Net
Teófilos.Net - Um Site para os Amigos de Deus
Compartilhando: Conhecimento Bíblico - Artigos Teológicos - Conteúdo Cristão
E-mail: wagnerjann@gmail.com
2009-2017 - Todos os Direitos Reservados - Teófilos.Net
Desenvolvido por: Wagner Jann