Neste sábado, 19/11, Programa inédito Rock CPT com o especial da band
Programa inédito Rock CPT com o especial da banda Triúno. ...
Seminário Concórdia realiza Simpósio de Missão Internacional
A minha igreja está na cidade - Uma visão multifacial da missão da Igreja na cidade ...
Mensagem do presidente da JELB sobre seus 91 anos
O jovem Gadiel Baminger, presidente da Jelb, fala sobre a celebração dos 91 anos da Jelb ...
45º Congresso Nacional da JELB e 1º Encontro Latino Americano
Programação conjunta será de 17 a 22 de janeiro de 2017, em Governador Celso Ramos, SC ...
Banda Herdeiros - Povos, Cantai! Nasceu Jesus
"E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito ...
HeartSong Cedarville University - A Mighty Fortress
A música Castelo Forte, de Martinho Lutero, numa versão contemporânea ...
Fernandinho - Música: Galileu
Galileu, o novo CD do Pr. Fernandinho, traz canções, cujas mensagens nos reportam ao ponto mai ...
Projeto Líder de Louvor - Ver aonde vou
Como um pai que educa o filho, Ele nos ensina a caminhar, mostra que nós temos um lugar. Ver o ...
foto: www.luthergarten.de
O Jardim de Lutero
O Jardim de Lutero em Wittenberg faz parte do projeto do governo alemão "Década de Lutero". No jardim serão plantadas 500 árvores até 2017, em comemoração ao aniversário de 500 anos da Reforma

500 ANOS DE REFORMA - 500 ÁRVORES PARA WITTENBERG

"Mesmo se eu soubesse que o mundo fosse acabar amanhã, ainda assim eu plantaria a minha macieira hoje." Frase atribuída a Martinho Lutero.

Martinho Lutero

Há quase 500 anos atrás, Martinho Lutero deu um impulso decisivo para a reforma teológica e espiritual da Igreja. O que começou com a redescoberta de Lutero da doutrina da justificação pela fé e sua luta contra indulgências, desenvolveu-se um movimento de reforma em todo o mundo que fez Wittenberg conhecida em todos os continentes. As idéias fundamentais da sua teologia continuam a ter impacto ainda hoje, e não apenas nas igrejas que surgiram do ramo luterano da Reforma. Graças ao movimento ecumênico, que deu grandes frutos através de um diálogo intensivo especialmente no século 20, a comunidade cristã mundial tem se desenvolvido em uma comunidade espiritual.

A Idéia

O Jardim de Lutero


Em 2017, quando a FLM e suas igrejas-membro comemorarão os 500 anos do lançamento das 95 Teses em Wittenberg, querem aproveitar a oportunidade para dar expressão a um entendimento comum encontrado em sua Constituição: "A FLM confessa uma Igreja, santa, católica e apostólica e pretende servir a unidade da Igreja". E assim, a FLM está tomando grande cuidado na preparação para 2017 para encontrar maneiras de enfatizar a importância desta comemoração ecumênica e sua importância para as relações ecumênicas.

Isso deve encontrar expressão em um projeto concreto - e não apenas dele, mas no berço da Reforma - em cidade de Lutero: Wittenberg. Algo permanente, mas ainda não concluído, deve ser estabelecido, algo que cresce continuamente e enriquece Wittenberg - um sinal que simboliza a vitalidade e a ligação de vida do movimento de reforma e sua ressonância no mundo inteiro.

O Jardim de Lutero

O plantio de árvores vai permitir o surgimento de um jardim, que não só oferece a beleza de vida de um parque, mas vai dar significado aos conhecimentos teológicos também. Quando as primeiras pedras foram colocadas na abertura oficial do Jardim Lutero, o Bispo ELCA e presidente da FLM, Mark S. Hanson disse:
O momento em que Martinho Lutero viveu era assombrado por pesadelos e fantasias sobre o que o futuro traria. Eram pesadelos do julgamento divino e as fantasias de algumas utopias ironicamente criadas a partir da violência. Há uma história bem conhecida de Lutero, quando perguntado o que ele faria se o juízo final de Deus chegasse no dia seguinte, respondeu que ele poderia plantar uma macieira. Embora a história é provávelmente uma lenda, que reflete a confiança que a vida em Jesus Cristo pode ser vivida em arrependimento evangélico, que é ao mesmo tempo, alegre atenção à vida na sua criação e alegre esperança para a vida na nova criação. A dedicação deste jardim fornece a ocasião para o nosso testemunho de vida arrependidos em Cristo e nossa esperança feliz da vida em que Jesus vive.

Em conexão com o "plantio de uma macieira", citação atribuída a Lutero, e como parte da preparação para o Jubileu dos 500 anos da Reforma, o Jardim de Lutero está a ser criado. Este monumento interativo, no melhor sentido da palavra, vai tomar forma nos próximos anos (até 2017) na face sul da Cidade Velha, de acordo com os planos do renomado arquiteto paisagista, Andreas Kipar.

Será estabelecido como um sinal de solidariedade, de ligação, e reconciliação das igrejas no mundo inteiro. E, assim, mais uma vez, um impulso emanará do jardim da cidade, da região, do país e, finalmente, de novo, para o mundo.

Isto foi enfatizado pelo Bispo líder da VELKD e presidente do Comité Nacional Alemão da FLM, bispo Dr. Johannes Friedrich, na cerimônia lançamento da pedra fundamental do Jardim de Lutero em 20 de setembro de 2008: "O projeto já nos dá um sentido de que o Jardim Lutero terá uma ressonância mundial. Esta situação decorrente da sugestão de projeto do arquitecto paisagista Dr. Kipar fico clara na construção, com detalhes diferenciados, englobando o mundo na sua execução. Estou convencido de que este local terá um dos monumentos mais significativos da Reforma criados no século 21.

Além dos outros lugares conhecidos em Wittenberg que estão conectados à influência de Lutero, a cidade receberá um símbolo de Lutero adicional na forma de um espaço ao ar livre que será acessível a todos. A história de influência da Reforma Luterana virá à luz com essa configuração. Será um local para eventos culturais e outras atividades.

Tradução feita pelo gadget Google Tradutor com imperfeições. 
Texto retirado do site: http://www.luthergarten.de/english/history.html.

Conheça mais dos projetos "Década de Lutero" e "Jardim de Lutero"





IECLB representada no Jardim

A IECLB já está representada no Jardim Lutero


A IECLB já está representada no Jardim de Lutero, em Wittenberg, na Alemanha. No domingo, dia 18 de junho de 2010, o pastor presidente Walter Altmann dedicou simbolicamente a árvore, que foi plantada em março deste ano – uma cerejeira, Prunus padu –, à Década de Lutero. Organizada pela Federação Luterana Mundial (FLM), a década prepara a chegada do aniversário, em 2017, dos 500 anos da colocação por Lutero das 95 teses nas portas da Igreja do Castelo de Wittenberg, (1517 -2017). 

No ato litúrgico que antecedeu a cerimônia, Altmann evocou o Salmo 24.1, lembrando que a terra e tudo o que ela contém é do Senhor. Ainda, destacou a comunhão luterana e a obra de Reforma de Martim Lutero. Em seguida, ele adicionou terra e deu água à planta, que está identificada como "Árvore da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil”.

Na sequência, o pastor presidente da Igreja Evangélica Luterana em Zâmbia (ILZ), Alfred Chana, também plantou a árvore representando a sua igreja. Como a ILZ é uma igreja pequena, a IECLB patrocinou essa árvore como sinal de cooperação Sul-Sul e da IECLB com as igrejas coirmãs no continente africano.

Alguns visitantes, delegados da 11ª Assembleia da FLM (20 a 27 de julho, em Stuttgart), participaram do evento, entre os quais o pastor presidente da Igreja Evangélica Luterana Boliviana, Luis Cristóbal Alejo Fernández, a bispa da Igreja Evangélica Luterana na América (ELCA), Wilma Kucharek, e o pastor Urmas Viilma, da Igreja Evangélica Luterana da Estônia.

O ato foi presidido pelo reverendo Hans W. Kasch, idealizador do Jardim Lutero. Na sua fala, ele também ressaltou o plantio pela IECLB de uma árvore no Brasil. O ipê roxo, escolhido por ser típico da Mata Atlântica, foi plantado no dia 9 de julho durante reunião do Conselho da Igreja da IECLB, em São Leopoldo (RS). O lugar escolhido fica na Casa Matriz de Diaconisas, junto ao prédio onde se reúnem costumeiramente o Conselho da Igreja e outras instâncias da IECLB.

A Década de Lutero está sendo comemorada em todo o mundo desde maio de 2008. O Jardim Lutero é uma das grandes ações relacionadas ao quinto centenário da afixação das teses. Ele estará totalmente constituído em 2017, com 500 árvores, cada uma representando uma igreja membro da FLM ou instituição luterana.

IELB planta sua árvore no Jardim

Presidente da IELB planta árvore no Luther Garden


O Rev. Egon Kopereck participou do Internactional Lutheran Council (ILC), em Wittenberg, na Alemanha, realizado de 25 a 27 de outubro de 2010.

Depois de uma rápida passagem por Portugal, o pastor presidente e sua esposa Tânia Kopereck, foram para Wittenberg. Durante os dias da reunião os líderes de igrejas luteranas debateram sobre projetos missionários, realidade da Igreja Luterana no mundo, desafios e metas. O grupo realizou visitas a locais típicos como a Lutherstad (Casa de Lutero) e ao túmulo do líder da Reforma. 

No final do encontro os participantes plantaram suas respectivas árvores no Luther Garden. A árvore da IELB é a de número 145. O local foi planejado pela Federação Luterana Mundial (FLM) para comemorar os 500 anos da Reforma. Criado em 2008, em Wittenberg, o jardim pretende ser algo permanente, mas ainda não finalizado, que estará em constante crescimento, simbolizando a vitalidade da Reforma e sua influência em todo o mundo.

O Projeto

    O Jardim de Lutero


    O Jardim de Lutero será um jardim oval em que serão plantadas 270 árvores vindas de todo o mundo. Tem a forma de uma elipse com uma largura de 70 metros (7x5x2 = 70 números primos) e a distância entre os focos da elipse é de 95 metros (para as 95 teses). De preferência, um adicional de 230 árvores serão plantadas perto da área de fortificação da cidade, de modo que o total de árvores plantadas será de 500. (500 árvores simbolizam para os 500 anos da Reforma de 1517 -2017).

    No meio do jardim, haverá uma praça especial na forma da Rosa de Lutero. Os planos são de usar polygonal pavers de pedra natural com grama no meio. No centro da praça, haverá uma cruz (levantada cerca de 20 cm inches/50.) Que serão cobertos com lajes de travertino coloridos para combinar as áreas circundantes.

    Para as bordas externas da Rosa de Lutero, haverá pequenas pedras de granito retiradas do terreno do antigo local de modo que haverá uma separação clara entre a área circundante. A praça central será rodeada por uma cerca viva de alfena. No centro, cinco tílias irão destacar a imagem na praça.

    A partir daqui, há sete caminhos que levam simbolicamente para o mundo. Um caminho principal, forrado com uma linha de traços formam um arco celeste através do jardim. Aqui, novamente, a medida de 95 metros é evidente (a distância do centro para a borda da elipse). Cinco caminhos adicionais para levar ao sul do rio Elba, simbolicamente para o mundo: A linha de lindens com as avenidas internacionais. Cada uma define-se com uma espécie diferente de árvore, que corresponde aos respectivos continentes e regiões da FLM. Entre as avenidas, haverá pomares mistos feitos de árvores frutíferas locais, plantadas de forma aleatória, em contraste com as avenidas ordenada. A espinha dorsal do jardim será composta por bosques internacionais, onde as variedades de árvores das avenidas serão misturadas para mostrar a sua matriz.

    A área existente de grama será desenvolvida em um longo prado de floração. A fronteira elíptica ao redor será construída como um caminho de auto-ligação de cascalho. O mesmo material será utilizado para os caminhos ("o arco celeste", "as avenidas internacionais"). A largura do caminho será entre 5 e 8 pés. A largura do arco superior será de cerca de 8 pés.

    A rede de caminhos existentes no local será integrada ao projeto. Esta liga o Jardim Lutero com o Centro da Cidade, especialmente com a Igreja do Castelo e da Igreja da Cidade.

    O processo de construção de todo será concluído em nove fases de construção, de 2009 a 2017. 

        Vista aérea do Jardim de Lutero


        O Jardim de Lutero


        O Jardim de Lutero

        Compilação de materiais e textos da internet
        Site Oficial do Projeto Década de Lutero (1517 -2017)
        sábado, 3 de agosto de 2013

        Comente este post!

        Teófilos.Net
        Teófilos.Net - Um Site para os Amigos de Deus
        Compartilhando: Conhecimento Bíblico - Artigos Teológicos - Conteúdo Cristão
        E-mail: wagnerjann@gmail.com
        2009-2017 - Todos os Direitos Reservados - Teófilos.Net
        Desenvolvido por: Wagner Jann
        rolex replica sale | hublot replica uk | replica watches sale | rolex replica uk