Neste sábado, 19/11, Programa inédito Rock CPT com o especial da band
Programa inédito Rock CPT com o especial da banda Triúno. ...
Seminário Concórdia realiza Simpósio de Missão Internacional
A minha igreja está na cidade - Uma visão multifacial da missão da Igreja na cidade ...
Mensagem do presidente da JELB sobre seus 91 anos
O jovem Gadiel Baminger, presidente da Jelb, fala sobre a celebração dos 91 anos da Jelb ...
45º Congresso Nacional da JELB e 1º Encontro Latino Americano
Programação conjunta será de 17 a 22 de janeiro de 2017, em Governador Celso Ramos, SC ...
Banda Herdeiros - Povos, Cantai! Nasceu Jesus
"E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito ...
HeartSong Cedarville University - A Mighty Fortress
A música Castelo Forte, de Martinho Lutero, numa versão contemporânea ...
Fernandinho - Música: Galileu
Galileu, o novo CD do Pr. Fernandinho, traz canções, cujas mensagens nos reportam ao ponto mai ...
Projeto Líder de Louvor - Ver aonde vou
Como um pai que educa o filho, Ele nos ensina a caminhar, mostra que nós temos um lugar. Ver o ...
foto: Internet
O povo de Deus precisa de boa memória!
“Darei graças por tudo o que Ele tem feito; pois o SENHOR nos abençoou ricamente, ele mostrou grande bondade para com o seu povo por causa da sua compaixão e do seu grande amor”. (v. 7)

O povo de Deus precisa de boa memória!


O texto de Isaías, escrito provavelmente por volta dos anos 520 a 400 a. C, surgiu numa situação muito difícil para o povo de Israel. Os babilônicos vieram, deportaram as lideranças do povo, dividiram famílias, destruíram relações de amizade, saquearam propriedades e demoliram o templo. Tentaram, assim, riscar da memória de Israel o Deus que ouve o clamor do povo e mobiliza pessoas para livrá-lo da aflição. Vivia-se um tempo de apreensão, de insegurança e de medo. E aos poucos surgia entre eles a pergunta existencial: “Onde está Deus?”

O profeta Isaías, por sua vez, ajuda a enfrentar essa situação desesperadora, lançando um olhar ao passado desse povo. Esse exercício de memória enfocou a lembrança de como Deus, em vários momentos, teve amor e compaixão com eles. Com isso, Israel é ajudado a encontrar motivos para ser grato a Deus, para render-lhe louvor e manter acesa a chama da esperança, mesmo em meio às dificuldades.

Podemos reaprender com Israel a olhar para o nosso passado e nele descobrir como Deus tem mostrado amor e compaixão em nossa vida pessoal e familiar, bem como em nossa comunidade religiosa e civil. Aprendemos, desta forma, o que é fundamental para o povo de Deus, em todos os tempos e lugares: Não se lhe permite "esquecer" os feitos de Deus na história, sob pena de se instalar em nós o espírito da ingratidão! O povo de Deus precisa, sempre, de boa memória. Ele tem um passado para lembrar e uma história carregada de bênçãos a contar.

Prezado leitor/a! Olhemos para o passado, pessoal e comunitário, assim como fez o povo de Israel no exílio. Esse exercício nos ajudará a encontrarmos respostas para as perguntas angustiantes que nos são feitas por outros, ou por nós mesmos, e a manter acesa a chama da esperança. Que Deus sempre nos conceda uma boa memória dos seus feitos. Amém.

Oração: Misericordioso Deus! Concede-nos, no dia-a-dia, uma boa memória! Livra-nos do esquecimento de que somos tua criação e termos recebido de tuas mãos corpo e alma, olhos e todos os membros, inteligência e todos os sentidos, e ainda os conserva; também nos deste roupa, casa e lar, família, terra, trabalho e todos os bens; tens nos protegido de todos os perigos e nos guardado de todo o mal. E faz tudo isso unicamente por ser nosso Deus e Pai bondoso e misericordioso, sem que mereçamos, ou sejamos dignos. Amém.
Pastor Alberi Neumann
Site www.luteranos.com.br
domingo, 21 de julho de 2013

Comente este post!

Teófilos.Net
Teófilos.Net - Um Site para os Amigos de Deus
Compartilhando: Conhecimento Bíblico - Artigos Teológicos - Conteúdo Cristão
E-mail: wagnerjann@gmail.com
2009-2017 - Todos os Direitos Reservados - Teófilos.Net
Desenvolvido por: Wagner Jann