Neste sábado, 19/11, Programa inédito Rock CPT com o especial da band
Programa inédito Rock CPT com o especial da banda Triúno. ...
Seminário Concórdia realiza Simpósio de Missão Internacional
A minha igreja está na cidade - Uma visão multifacial da missão da Igreja na cidade ...
Mensagem do presidente da JELB sobre seus 91 anos
O jovem Gadiel Baminger, presidente da Jelb, fala sobre a celebração dos 91 anos da Jelb ...
45º Congresso Nacional da JELB e 1º Encontro Latino Americano
Programação conjunta será de 17 a 22 de janeiro de 2017, em Governador Celso Ramos, SC ...
Banda Herdeiros - Povos, Cantai! Nasceu Jesus
"E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito ...
HeartSong Cedarville University - A Mighty Fortress
A música Castelo Forte, de Martinho Lutero, numa versão contemporânea ...
Fernandinho - Música: Galileu
Galileu, o novo CD do Pr. Fernandinho, traz canções, cujas mensagens nos reportam ao ponto mai ...
Projeto Líder de Louvor - Ver aonde vou
Como um pai que educa o filho, Ele nos ensina a caminhar, mostra que nós temos um lugar. Ver o ...
foto: Internet
Histórico da JELB - Em busca de um sonho...
Texto baseado na leitura do livro: Em busca de um sonho

Relembrar a história da JELB é reviver a nossa própria história.
Neste ano a Juventude Evangélica Luterana do Brasil comemorará 85 anos de existência. Ela é uma das instituições religiosas mais antigas do país. A JELB, como é carinhosamente chamada, é uma Liga organizadora do trabalho de jovens cristãos, em prol do anúncio do Evangelho e do fortalecimento da unidade cristã.

O início da história da JELB deu-se em 1925, numa tarde chuvosa, em um vilarejo chamado Picada Hartz, hoje município de Nova Hartz, no Rio Grande do Sul, durante uma festa de Pentecostes. No dia 31 de maio, dois grupos de jovens (um de Porto Alegre e outro de Picada Hartz) resolveram correr em busca de um sonho: a formação de uma liga jovem que reunisse todos os grupos de jovens existentes nas igrejas luteranas. Surge, então, a Waltherliga Brasiliens, a primeira liga juvenil luterana da América Latina. A liga de jovens recebeu esse nome em homenagem ao Dr. Walther, fundador do Sínodo de Missouri (EUA).

O trabalho da Juventude Luterana iniciou-se nas colônias alemãs. Uma característica dos jovens da época era o orgulho de preservar a cultura germânica. Havia muita simplicidade na vida. Pessoas lembram com saudade das noitadas artísticas com poesias, jograis, teatro e músicas, onde os jovens revelavam seus dons artísticos. Essas noites tornaram-se tradição entre os jovens luteranos. Outro fato lembrado com saudade é que nos encontros de jovens ou congressos havia enormes brincadeiras de roda. Ainda hoje é assim, não é?

A história da Juventude Luterana é marcada pela superação de grandes desafios e dificuldades. Por exemplo, as perseguições aos imigrantes alemães nos períodos de guerra mundial e da ditadura militar. Mas, sempre houve coragem e determinação em manter o ideal de união entre os jovens.

A Igreja Luterana foi se espalhando pelo país através de ações missionárias e da migração dos luteranos para outros estados. Com isso, a juventude também foi se espalhando e crescendo nas diversas regiões do Brasil. Em 1980, surgem as primeiras uniões juvenis no Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país. Hoje, a JELB é uma fascinante mistura de povos, tal qual é o Brasil.

Lembramos que, em 1954, foi lançado o símbolo da JELB. Ele possui uma estrela com 10 pontas que simbolizam os 10 objetivos da Juventude:
Logomarca da JELB

Hospitalidade
Estudo Bíblico
Serviço cristão
Fraternidade
Caridade
Lealdade à Igreja
Estudo missionário
Lealdade ao lar
Treinamento de liderança
Unidade organizacional

Estes continuam sendo o nosso símbolo e os nossos objetivos.
Não poderíamos deixar de falar no grande evento que a JELB realiza: O Congresso Nacional. O primeiro realizou-se nos dias 20 e 21 de janeiro de 1950, em Porto Alegre. Em 1963, foi realizado em Imbituva, Paraná, o primeiro Congressão da JELB fora do Rio Grande do Sul. O último Congressão foi realizado em janeiro deste ano na ensolarada cidade de Aracaju, Sergipe, o primeiro congresso em terras nordestinas. Ele é sem dúvida o grande encontro dos jovens luteranos vindos de todos os recantos deste “Brasilzão”. Uma festa de louvor a Deus, estudo da Bíblia, diversão sadia e encontro de velhos e novos amigos.

Deus tem abençoado a nossa Igreja. Por isso, ao celebrarmos o aniversário da JELB, vamos nos lembrar que “a Ele seja toda a glória e louvor”. Somos gratos pela nossa Juventude Evangélica Luterana do Brasil. Somos gratos porque mantivemos o ideal de união de nossos precursores. Hoje lembramos como é importante estarmos unidos, primeiramente com Cristo, e depois, unidos uns cons os outros, como irmãos.
Wagner Jann
Leia mais: CRUZ, Luiz Antônio Pinto (org.). Em busca de um sonho – a história da Juventude Evangélica Luterana do Brasil (1925-2002). Porto Alegre: Concórdia, 2003, 128p.
domingo, 21 de julho de 2013

Comente este post!

Teófilos.Net
Teófilos.Net - Um Site para os Amigos de Deus
Compartilhando: Conhecimento Bíblico - Artigos Teológicos - Conteúdo Cristão
E-mail: wagnerjann@gmail.com
2009-2017 - Todos os Direitos Reservados - Teófilos.Net
Desenvolvido por: Wagner Jann