Neste sábado, 19/11, Programa inédito Rock CPT com o especial da band
Programa inédito Rock CPT com o especial da banda Triúno. ...
Seminário Concórdia realiza Simpósio de Missão Internacional
A minha igreja está na cidade - Uma visão multifacial da missão da Igreja na cidade ...
Mensagem do presidente da JELB sobre seus 91 anos
O jovem Gadiel Baminger, presidente da Jelb, fala sobre a celebração dos 91 anos da Jelb ...
45º Congresso Nacional da JELB e 1º Encontro Latino Americano
Programação conjunta será de 17 a 22 de janeiro de 2017, em Governador Celso Ramos, SC ...
Banda Herdeiros - Povos, Cantai! Nasceu Jesus
"E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito ...
HeartSong Cedarville University - A Mighty Fortress
A música Castelo Forte, de Martinho Lutero, numa versão contemporânea ...
Fernandinho - Música: Galileu
Galileu, o novo CD do Pr. Fernandinho, traz canções, cujas mensagens nos reportam ao ponto mai ...
Projeto Líder de Louvor - Ver aonde vou
Como um pai que educa o filho, Ele nos ensina a caminhar, mostra que nós temos um lugar. Ver o ...
foto: Internet
Templo – Lugar Sagrado
Editorial do Informativo O Semeador do Sínodo Espírito Santo a Belém

Saudações às leitoras e leitores de O Semeador!

Está chegando em suas mãos mais uma edição especial do nosso jornal O Semeador. Nesta edição estão representadas, através de imagens, todas as igrejas/templos das comunidades do Sínodo.

“Quando ouvimos a palavra Igreja, pensamos primeiramente em uma casa de material ou de madeira com uma torre que suporta os sinos, a ‘Casa de Deus’. Mas também falamos da ‘nossa Igreja’ e nos referimos com esta palavra ao grupo daqueles que estão unidos por sua fé: a comunhão da qual nos fala o terceiro artigo do Credo Apostólico: ‘Creio em uma santa Igreja cristã’.” E. Thomas

“Desde a antiguidade os templos, também entre o povo de Deus, têm servido como lugar para dar glória a Deus. Dar glória a Deus significa reconhecê-lo como Senhor e respeitá-lo como soberano, manifestado tanto na natureza como na história.” H. Ehlert

A igreja/templo é lugar sagrado. É o lugar de encontro do povo com Deus. É o sinal da presença divina entre as pessoas. Para Ezequiel, Deus está presente em toda parte onde reina, em toda parte onde é adorado. Ez 11.16

Jesus, como os profetas, professa o mais profundo respeito para com o templo. Nele Jesus é apresentado por Maria (Lc 2.22-39). A ele Jesus se dirige para as solenidades, como a um lugar de encontro com seu Pai (Lc 2.41-50; Jo 2.14 etc.). O templo é para ele a casa de Deus, uma casa de oração, a casa de seu Pai, e ele se indigna que dele façam um lugar de comércio (Mt 21.12ss e Jo 2.16ss). No momento de seu último suspiro, a ruptura do véu do Santo dos Santos mostra que o antigo santuário perde seu caráter sagrado.

O templo novo e definitivo, que não é feito por mão humana, o templo em que o verbo de Deus estabelece a sua morada entre as pessoas é o próprio corpo de Jesus. É preciso que o próprio corpo de Jesus morra e ressuscite: o Templo de seu corpo será destruído e reconstruído. Depois da ressurreição de Jesus, a presença divina aqui na terra se dá em todos os lugares e em todos os séculos.

Os cristãos tomaram consciência de que constituem eles próprios o novo templo. Cada cristão é ele próprio templo de Deus enquanto membro do Corpo de Cristo (1 Co 6.15 e 12.27) e o seu corpo é o templo do Espírito Santo (1 Co 6.19).

No Apocalipse de João, a imagem do templo celeste corresponde à do templo terrestre que é a Igreja. Há na terra um templo em que os fiéis prestam seu culto a Deus.

O prédio igreja representa a vontade de implantar a semente do Reino de Deus no solo pronto para recebê-la. A igreja como prédio ou a igreja como povo tem sentido indicador para as realidades que criam o reino de Deus no mundo e para as pessoas que estão chamadas para participar desta criação. É na igreja onde as pessoas descobrem recursos para constituir paz, justiça, equilíbrio, alegria, aceitação, afirmação e celebração, expressões profundamente ligadas ao reino.

O salmista, quando dirige a sua oração, diz: “Senhor, amo a habitação da tua casa e o lugar onde assiste a Tua glória. Bem-aventurados os que habitam em Tua Casa!” Oremos também nós da mesma maneira!
Osmar Lessing – Pastor Sinodal do SESB
Editorial do Informativo O Semeador do Sínodo Espírito Santo a Belém
domingo, 21 de julho de 2013

Comente este post!

Teófilos.Net
Teófilos.Net - Um Site para os Amigos de Deus
Compartilhando: Conhecimento Bíblico - Artigos Teológicos - Conteúdo Cristão
E-mail: wagnerjann@gmail.com
2009-2017 - Todos os Direitos Reservados - Teófilos.Net
Desenvolvido por: Wagner Jann