foto: Cartaz do lema
Compartilhando experiências da Vida com Deus!
Reflexão sobre o Lema da IELB para 2010
Duas situações de risco e grande perigo à fé:
- Desconhecimento e desobediência.
- Desconhecimento dos mandamentos de Deus e desobediência aos mesmos.
As consequências sempre são péssimas, tanto para o hoje quanto para a eternidade.
Por isso a responsabilidade, por parte daqueles que conhecem a Deus, de transmitir esse conhecimento e conduzir à obediência aos mandamentos.
Essa preocupação está manifesta no Salmo 78:
“Meu povo, escute o meu ensino e preste atenção no que estou dizendo! Pois falarei com vocês por meio de provérbios e explicarei os segredos do passado. São coisas que ouvimos e aprendemos, coisas que os nossos antepassados nos contaram.
Não as esconderemos dos nossos filhos, mas falaremos aos nossos descendentes a respeito do poder de Deus, dos seus feitos poderosos e das coisas maravilhosas que ele fez.
O Eterno deu leis e mandamentos ao seu povo. Ordenou aos nossos antepassados que ensinassem essas leis aos seus filhos para que os seus descendentes as aprendessem, e eles, por sua vez, as ensinassem aos seus filhos.
Assim eles também porão a sua confiança em Deus; não esquecerão do que ele fez e obedecerão sempre aos seus mandamentos.
Eles não serão como os seus antepassados, um povo rebelde e desobediente, que nunca foi firme na sua confiança em Deus e não permaneceu fiel a ele.”
É com base neste Salmo que a Igreja Evangélica Luterana do Brasil estabeleceu seu lema de ação para 2010:
- Compartilhando experiências da Vida com Deus, extraído do versículo 4:
“Falaremos aos nossos descendentes a respeito do poder do Deus Eterno, dos seus feitos poderosos e das coisas maravilhosas que ele fez.” (Bíblia Sagrada - Salmo 78.4)
A fé é compartilhada. Recebemos ela de Deus através de outros cristãos. E, para se sustentar, a fé precisa ser compartilhada: - na família, na igreja, no contexto social.
Precisamos uns dos outros para nos sustentarmos e edificarmos na fé.
Especialmente nossos descendentes precisam de nossa fé em ação, em compartilhamento, em convivência para que cresçam no conhecimento de Deus e permaneçam no caminho da obediência a seus mandamentos.
O apóstolo Paulo recomenda: (Colossenses 3:16) “Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração.”
Aí está uma boa razão para nossa participação nos cultos e momentos de instrução e aprendizado bíblico.
Pastor João Carlos Tomm
Reflexão sobre o Lema da IELB para 2010
domingo, 21 de julho de 2013
Comente este post!