Neste sábado, 19/11, Programa inédito Rock CPT com o especial da band
Programa inédito Rock CPT com o especial da banda Triúno. ...
Seminário Concórdia realiza Simpósio de Missão Internacional
A minha igreja está na cidade - Uma visão multifacial da missão da Igreja na cidade ...
Mensagem do presidente da JELB sobre seus 91 anos
O jovem Gadiel Baminger, presidente da Jelb, fala sobre a celebração dos 91 anos da Jelb ...
45º Congresso Nacional da JELB e 1º Encontro Latino Americano
Programação conjunta será de 17 a 22 de janeiro de 2017, em Governador Celso Ramos, SC ...
Banda Herdeiros - Povos, Cantai! Nasceu Jesus
"E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito ...
HeartSong Cedarville University - A Mighty Fortress
A música Castelo Forte, de Martinho Lutero, numa versão contemporânea ...
Fernandinho - Música: Galileu
Galileu, o novo CD do Pr. Fernandinho, traz canções, cujas mensagens nos reportam ao ponto mai ...
Projeto Líder de Louvor - Ver aonde vou
Como um pai que educa o filho, Ele nos ensina a caminhar, mostra que nós temos um lugar. Ver o ...
foto: Internet
Por que ler o Antigo Testamento?
Texto extraído do Manual "Por que ler a Bíblia?"

Muitos acham o Antigo Testamento (AT) irrelevante. Eles não vêem o AT como necessário para a sua vida espiritual. Incapazes ou não preparados para ver a relevância do AT, eles baseiam a sua fé basicamente no Novo Testamento (NT). Por isso, é importante que enfatizemos por que é importante ler o AT. Sendo que o AT representa, praticamente, três quartos de toda a Bíblia, é difícil resumir em poucas palavras por que todos deveriam ler o AT. No entanto, vamos tentar.

Para começar, alguns detalhes: você sabia que o AT possui 39 livros, 929 capítulos e 23.214 versículos, sendo o livro de Salmos o maior livro e o livro de Obadias, o menor? Classificando os livros, podemos dizer que 17 livros são históricos, 5 são poéticos e 17 são proféticos.

Isso nos leva ao primeiro argumento sobre por que ler o AT: meramente como literatura, o AT deveria ser merecedor de grande atenção. De modo geral, podemos dizer que temos no AT a literatura mais bem preservada da Antiguidade, sendo que alguns de seus livros foram escritos, provavelmente, mais de 1400 anos antes de Cristo; isso faz com que, hoje, alguns livros tenham mais de três milênios de existência. Do ponto de vista literário, embora escrito por mais de 30 autores, o AT é uma das peças mais aprimoradas da literatura; mesmo nas suas traduções isso é perceptível. Será que não temos curiosidade sobre o que foi escrito há tanto tempo e é tão bem preservado?

Em segundo lugar, a leitura do AT é fundamental para conhecermos quem é o nosso Deus. É claro que o NT fala muito de Deus, mas é no AT que, com abundância de detalhes, vamos conhecer a Deus: (a) como o poderoso Criador; (b) como Condutor e Senhor da história, da qual não escapam nem as nações pagãs; e (c) também como amoroso Libertador, conduzindo o seu povo para fora da escravidão no Egito e, depois, de volta do exílio na Babilônia, antecipando, assim, profeticamente a sua libertação definitiva de toda a humanidade por meio de Jesus Cristo.

Em terceiro lugar, a leitura do AT nos ajuda a entendermos melhor a nós mesmos. Embora o que se relata no AT seja separado de nós por milênios, as pessoas ali mencionadas são humanas; elas são retratadas com todas as suas falhas e virtudes, sendo motivadas em sua vida pelas mesmas coisas que motivam a nós: medo, orgulho, esperança, raiva e compaixão. Nos Salmos, temos pessoas clamando a Deus por ajuda, com as quais nos podemos identificar; a raiva de Moisés, no Êxodo, nos faz entender a nossa própria raiva; e a nossa frustração diante do silêncio de Deus encontra eco no livro de Jó.

Por último, o AT era a Bíblia de Jesus e dos apóstolos. Eles liam, citavam e criam no AT. Nas suas pregações, era no AT que se baseavam. Foi com citações do AT que Jesus enfrentou o Diabo em sua tentação (Mt 4.1-11). Paulo categoricamente afirma a inspiração do AT em 2Tm 3.16, e Pedro confirma isso, dizendo que “a palavra do Senhor dura para sempre” (uma citação de Is 40.8). E Paulo, em Rm 15.4, mostra que todo o AT foi escrito também para nós, ao dizer: “Porque tudo o que está nas Escrituras (e ele se refere ao AT) foi escrito para nos ensinar, a fim de que tenhamos esperança por meio da paciência e da coragem que as Escrituras nos dão.”

Boa e abençoada leitura a todos!
P. Dr. Rudi Zimmer
Texto extraído do Manual "Por que ler a Bíblia?"
domingo, 21 de julho de 2013

Comente este post!

Teófilos.Net
Teófilos.Net - Um Site para os Amigos de Deus
Compartilhando: Conhecimento Bíblico - Artigos Teológicos - Conteúdo Cristão
E-mail: wagnerjann@gmail.com
2009-2017 - Todos os Direitos Reservados - Teófilos.Net
Desenvolvido por: Wagner Jann
rolex replica sale | hublot replica uk | replica watches sale | rolex replica uk